Ações para um programa de emagrecimento efetivo

Saber como acelerar o metabolismo é uma estratégia que você deve aprender e colocar em prática para alcançar seus objetivos num programa de emagrecimento de curto ou de longo prazo.

A alimentação é fator primordial. Sem os devidos cuidados com o que, como e quando se consome, todo o trabalho se perde. Além disso, um metabolismo acelerado não só ajuda a queimar mais calorias como também “autoriza” você a comer um pouco mais durante sua jornada de perda de peso. E é bem provável que este se torne o seu estilo de vida daqui para a frente.

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Mas, como elevar minha taxa metabólica?

Existem algumas possibilidades de fazer isso acontecer. Alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, mas isso é um recurso bem limitado quando comparado aos resultados conseguidos através atividade física.

Atividades físicas podem ser de força (levantamento de peso) ou com exercícios cardiorrespiratórios. Mas, para que os efeitos do exercício físico sejam elevados ao nível da queima potencializada é preciso que eles produzam o que chamamos de efeito EPOC.

Efeito EPOC – o que é isso?

EPOC significa, em inglês, “Excess Post Exercise Oxygen Consumption”.

Traduzindo: “ Excesso de consumo de oxigênio pós-exercício”.

Decifrando”: é a capacidade que o organismo tem de continuar queimando calorias mesmo sob repouso, após o treino. Este fenômeno acontece sempre após uma atividade física, seja ela moderada ou intensa. O gasto calórico durante uma atividade física tem relação direta com o consumo de oxigênio operado durante este exercício.

Quando concluímos o treino, nosso organismo necessita de uma quantidade superior de oxigênio do que a que estava necessitando antes do treino. Esse consumo excessivo é o tal do efeito EPOC, ou “Consumo Excessivo de Oxigênio”.

Quando nos exercitamos, o equilíbrio do nosso organismo é alterado e é preciso recuperá-lo.  O efeito EPOC comanda várias funções orgânicas que acontecem com o objetivo de restaurar este estado de equilíbrio. E por conta disso a sua taxa metabólica permanece elevada. Quanto mais intenso for o treino, maior o tempo que o seu organismo precisa para se recuperar. Este estado de recuperação pode durar 1 hora após exercícios moderados e até 48 horas após o treino intensivo.

O que acontece é que durante o treino intensivo, seu metabolismo acelera tanto, que ele vai precisar de longas horas para voltar ao estado energético normal de repouso. Veja o gráfico do efeito EPOC abaixo:

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E a melhor parte de tudo isso é que o principal combustível do Efeito EPOC são as gorduras. Isso muito nos interessa, não?

Outra contribuição do exercício físico para um programa de emagrecimento efetivo é que eles estimulam a função dos hormônios tireoidianos, incrementando a queima de gorduras, uma vez que permitem que uma quantidade maior de glicose permaneça no sangue. Permanecendo no sangue ela será utilizada como fonte de energia e não será armazenada.

Por essas e outras é que é tão importante conhecer os processos do nosso metabolismo para os utilizarmos a nosso favor.

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Resumo de ações para um programa de emagrecimento efetivo

Até agora conhecemos dois pontos cruciais para conseguir um emagrecimento rápido e com saúde.

Ponto 1 –  Aprender a utilizar a alimentação de forma a usar os nutrientes corretos, nas horas adequadas para equilibrar os hormônios da reserva de gordura e da queima de gordura. Isso vai “configurar” o seu metabolismo para que ele queime gordura no “piloto automático”.

Sabendo fazer isso, você, seguramente vai emagrecer. E como estará utilizando os alimentos que o seu corpo necessita, você vai emagrecer preservando ou ampliando sua saúde.

Ponto 2 –  Acelerar o processo de perda de peso através do incremento de gasto calórico que acontece no Efeito EPOC, que perdura por longas horas após um treino de alta intensidade.

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Referências:

HASKELL et al. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Medicine & Science in Sports & Exercise, v.39, n.8, 2007.
Bronstein, M.D. Exercício Físico e Obesidade. Revista da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo, v.6, n.1, 1996.
Foreaux et al. Efeito do consumo excessivo de oxigênio após exercício e da taxa metabólica de repouso no gasto energético. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.12, n.6, 2006.

 

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