guia atividade físicaAtividade física para emagrecer deve ser de intensidade leve a moderada,  praticada  cinco vezes por semana." Quantas vezes você já leu ou ouviu essa sentença? Quando a gente ouve isso, das duas, uma: ou aprende a conviver com a consciência (e corpo) pesados, ou se entrega a uma maratona de atividades físicas, que no final das contas, consome um  tempo que nos é precioso e não traz o resultado esperado.  A  população inteira do planeta sabe que para que um corpo tenha saúde ele precisa, além de uma alimentação saudável, atividade física.

Então por que a maioria é sedentária?

 

Se exercício físico faz bem, por que não praticamos?

Milhões de pessoas no mundo não praticam nenhuma atividade física. Uns por falta de grana para a academia, outros porque não gostam de academias. Mas, a maioria é porque diz não ter tempo para fazer uma atividade de longa duração, 5 vezes por semana.

E não há nenhum exagero nessa afirmação. Com exceção de poucos privilegiados, homens e mulheres costumam abraçar jornadas duplas de trabalho, seja somando afazeres profissionais com os de casa, seja empregando parte do seu dia em cursos de reciclagem.

A tal necessidade de praticar uma atividade física de longa duração acaba por desestimular esses milhões de pessoas. E, por falta de informações justas e honestas, elas acabam caindo no sedentarismo. O resultado disso a gente já sabe: sedentarismo + jornadas duplas de trabalho = stress, doenças cardíacas, sobrepeso, obesidade, diabetes, etc.

Mas, felizmente esse cenário está mudando. Afirmações  que eram propagadas por falta de interesse ou de senso crítico de alguns profissionais estão sendo refutadas por estudos recentes. 

 O que os estudos mais recentes revelaram sobre atividade física para emagrecer

 

caminhada

Tremblay (1994) - Ele trabalhou com dois grupos de pessoas:

Grupo I: exercitou-se por 20 semanas, trabalhando com frequência cardíaca de 65% a 85%, por 30 a 45 minutos, 3 a 4 vezes por semana.

Grupo II: exercitou-se por 15 semanas, com aquecimento e 4 a 5 sessões de 60 a 90 segundos, com descanso leve entre as sessões.

De acordo com a pesquisa, o grupo I gastou mais que o dobro de calorias que o grupo II. No entanto, o grupo II teve uma redução de gordura corporal muito maior que o primeiro, chegando a ser 9 vezes maior que aqueles.

   treino intervalado

Grediagin et al , em 1995 - Outra pesquisa, nos mesmos moldes. Grediagin observou que o grupo que se exercitou intensamente ganhou mais que o dobro de massa magra, em relação ao outro. As atividades intensas proporcionam maior gasto calórico e maior degradação de carboidratos e gorduras após o término do treino.

Conclusão de Grediagin: “Se o objetivo for perder gordura e o tempo for limitado, as pessoas devem se exercitar, com segurança nas intensidades mais altas possíveis”

  exercícios de alta intensidade são mais eficientes aos cardíacos

Os cientistas McMasters testaram um treinamento que constitui em 30 segundos de esforço a 100% na frequência cardíaca máxima do praticante.  Depois de seis semanas este estudo observou que as sessões de alta intensidade produziram alterações fisiológicas na musculatura das pernas de homens jovens, semelhantes às promovidas por longas horas na bicicleta ergométrica. A diferença é que o treino intenso consumiu apenas 10% do tempo total do empregado nas ergométricas.

E mais... Exercícios de alta intensidade são recomendados até mesmo aos cardíacos. Após várias semanas de prática, tanto os voluntários sedentários quanto os cardíacos apresentaram melhorias importantes na saúde e na forma física. A melhora significativa no funcionamento dos vasos sanguíneos e do coração surpreenderam até mesmo os pesquisadores. Por ser um treino pesado e curto, o coração tolera perfeitamente este tipo de atividade, sendo, portanto, o treino intervalado de alta intensidade, aconselhado não só para quem quer perder peso e conseguir definição, mas também para quem busca melhorar a saúde.

Conclusões:

Para emagrecer mais rápido: Utilize o treinamento intervalado, de alta intensidade. O exercício leve a moderado, 5 vezes por semana, também emagrece, mas não com tanta eficiência e rapidez.

Para ganhar definição muscular: Utilize o treinamento de alta intensidade, intervalado. Longas sessões de musculação na academia também dão resultado. Mas, não com tanta eficiência e rapidez, porque o treino intenso e intervalado queima gordura e constrói músculos de forma simultânea.

Para ganhar saúde para o coração: Aposte no treinamento intervalado de alta intensidade. Exercícios aeróbicos de longa duração também funcionam. Mas, não com tanta eficiência e rapidez.

Portanto, se você é um dos privilegiados que têm 10 horas ou mais por semana para realizar o seu treinamento, você pode continuar com eles. Mas, caso deseje,  pode se exercitar menos de 1 hora por semana e obter melhores resultados.

E para quem não tem tempo para manter longas sessões de atividade física, o treinamento intervalado de alta intensidade veio para resolver o seu problema. São apenas alguns minutos por dia para emagrecer rapidamente, ganhar definição muscular e saúde para o coração.

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